jun
11

Instabilidade nos servidores da SEFAZ traz transtorno para empresas

Preocupada com a instabilidade e a inoperância dos serviços da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (Sefaz/MG) com relação à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Assespro-MG realizou uma consulta junto aos associados que trabalham ou oferecem o sistema NF-e. Por meio da pesquisa foi possível constatar que boa parte das empresas está tendo problemas que impedem a comunicação entre o software e o servidor da Secretaria.

O Diretor Adjunto da Assespro Nacional da área de Automação Comercial, Leonardo Dicker, afirma que a instabilidade nos servidores da Sefaz/MG com relação à NF-e tem trazido um transtorno muito grande para as empresas envolvidas.

Segundo ele, a NF-e já está estabelecida há bastante tempo, e a grande maioria das empresas é totalmente dependente da estabilidade da NF-e para o seu funcionamento. “Quando o serviço fica instável, o contribuinte não consegue, de forma imediata, saber com clareza onde está o problema. Com isso, o primeiro contato é sempre feito com a empresa fornecedora do software que, por sua vez, gasta um tempo precioso para entender o que está ocorrendo”, explica.

Dicker comenta que, neste momento, já foi gerado um alto grau de stress no relacionamento entre as empresas, sendo que a software-house acaba sendo prejudicada por um problema de infraestrutura, que não tem nada a ver com o software em si. Daí a importância da infraestrutura funcionar como esperado.

O presidente da Assespro-MG, Geovanne Teles, ressalta que as contingências previstas no processo de emissão de NF-e quando o servidor oscila ou está inoperante estão se tornando o padrão e não a exceção. O problema vem ocorrendo há mais de um ano e, em 2014, piorou acentuadamente. “As empresas estão literalmente ‘sangrando’ com custos extras e não temos como repassá-los aos nossos clientes, e essa instabilidade nos serviços da Sefaz/MG acarreta na perda de contratos. O comércio também sofre com esse problema, pois não consegue atender adequadamente seus clientes”, acrescenta.

Os representantes das empresas filiadas à Assespro-MG dividem a mesma opinião quanto aos problemas recorrentes nos servidores da Sefaz/MG. O diretor da Aliar Sistemas, Marcelo Oliveira, ressalta que “o resultado da pesquisa realizada pela Assespro-MG veio confirmar a falta de transparência com que a SEFAZ trata as falhas em seus servidores não assumindo a instabilidade perante o contribuinte, o que leva toda a carga de responsabilidade pela não autorização de NF-e, para as costas do software de emissão, mero intermediário no processo.”

Para o diretor da BHInfor, Bruno Vieira Rodrigues, “inúmeros prejuízos estão sendo gerados para toda cadeia, tais como: as transportadoras que não podem transportar as mercadorias, os clientes que tem atrasos nas entregas, as empresas que deixam de vender por não conseguir emitir a nota fiscal, em fim, lastimável”.

Também segundo o empresário é inaceitável que, com a tecnologia que temos a disposição hoje, termos tantos problemas de instabilidade da NF-e.

Fonte: Assespro-MG e BHInfor

Envie um comentário

Você precisar estar autenticado para postar um comentário.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Redes Sociais