ago
17

Substituição Tributária em MG prejudica o setor de informática no estado.

Author bhgroup    Category BHInfor     Tags

Sem maior preocupação quanto aos detalhes de procedimentos e as razões que estimularam a administração tributária dos Estados a institucionalizarem a prática da antecipação ou da substituição tributária relativa ao ICMS, o fato é que a disseminação de tal prática, sem levar em conta o tratamento diferenciado previsto constitucionalmente para os micro e pequenos empreendedores, carreou grave prejuízo porque aniquilou os efeitos de parte considerável dos benefícios e estímulos introduzidos pela lei geral do Simples Nacional, consubstanciados na Lei Complementar Federal 123/2006 e suas alterações posteriores.

A antecipação ou substituição tributária do ICMS pode ser um eficaz método para o Estado simplificar o controle da sua arrecadação ao reduzir os elos da cadeia da produção e da comercialização, objeto de sua atenção e atuação fiscalizatória. Nessa linha, o Estado reduz o custo da administração e fiscalização do tributo, mas deixa como legado para o contribuinte o ônus indevido do encargo financeiro causado pela antecipação e desembolso do ICMS.

Ocorre que para o optante pelo Simples Nacional os efeitos colaterais são mais graves, pois suporta o encargo do imposto sobre a margem de valor agregado estimada pelo Estado, sem nenhuma distinção em relação ao não optante pelo Simples e, ainda, sem o direito de recuperar o custo do excesso, posto que não há como se creditar do ICMS pago na substituição ou antecipação tributária.

Em MG o problema é maior, pois nosso estado paga entre 12% a 18% de ICMS, já outros estados muito menos. Com isso todos os produtos que são vendidos em MG sofrem um acréscimo de 7% a 15%, regra que não afetam as emrpesas de E-commerce e favore empresas de outros estados onde o ICMS é menor. Sem contar que o cliente pessoa física faz uma compra no Paraná onde se paga 7% de ICMS não precisa recolher a diferença de 11%, já no caso das empresas que revendem precisam pagar essa diferença antecipada que acaba somando ao preço de custo do produto.

Devido a esse fato reduzimos nossas operações de varejo e ainda não temos data prevista para voltarmos a operar como anteriormente.

Importante afirmar que mesmo reduzindo nossas operações de varejo continuamos forte no mercado corporativo atendendo nossos clientes.

www.bhinfor.com.br

 

 

Envie um comentário

Você precisar estar autenticado para postar um comentário.

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Redes Sociais